Dia Mundial da Motricidade Orofacial

Publicado em

topo_blog

O dia 17 de fevereiro foi internacionalmente instituído como o “Dia Mundial da Motricidade Orofacial”. Pela primeira vez os profissionais da Fonoaudiologia irão celebrar a data que foi criada em homenagem à  Dra. Irene Marchesan, fonoaudióloga de expressiva referência na área da Motricidade Orofacial (MO) no cenário internacional.

Segundo o texto elaborado no ato:

[…] A criação do “DIA MUNDIAL DA MOTRICIDADE OROFACIAL” é um sinônimo do crescimento, ímpeto, amor e dedicação de todos os profissionais envolvidos no estudo das Funções Orofaciais.

A Motricidade Orofacial é a especialidade da Fonoaudiologia que trabalha com as funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição (engolir) e fala, nos ciclos da vida, abrangendo o desenvolvimento desde o período gestacional até o processo natural de envelhecimento.

A Campanha do Dia Mundial da Motricidade Orofacial este ano, tem como foco, a respiração e sua importância, com o slogam: “Respirar: já parou para pensar?”

A mesma tem como objetivo auxiliar na prevenção e minimização dos problemas respiratórios (respiração oronasal, apneia obstrutiva do sono, dentre outras) que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.

Portanto, aproveitando esta ocasião, apresentaremos algumas informações sobre esse tema que poderão ser importantes para o seu conhecimento:

Sobre a Respiração:

– Ela deve ser predominantemente pelo nariz e silenciosa, se estamos em repouso (sem falar). Quando falamos podemos respirar pela boca, devido ao ritmo e velocidade da fala.

– Dificuldade para respirar, boca aberta, ronco, nariz entupido, coceira no nariz, dificuldade para dormir, cansaço durante o dia, bochechas caídas, lábios flácidos, olheiras, face longa, dentes tortos…. Estes sinais e sintomas podem representar problemas para respirar.

– Os distúrbios respiratórios são muito frequentes em crianças. Eles podem variar desde pequenos processos alérgicos até quadros mais graves como a apneia do sono. Todos os casos precisam ter atenção e diagnóstico, pois a respiração interfere em todo o desenvolvimento do indivíduo e em sua qualidade de vida.

1- A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) caracteriza-se pela pausa da respiração devido à obstrução das vias aéreas superiores durante o sono.

  • Os sintomas mais comuns são o ronco, sono agitado, falta de disposição, sonolência diurna, dor de cabeça, perturbação de memória, concentração e atenção. Outros autores também ressaltam a ocorrência de enurese (fazer xixi na cama) e bruxismo (ranger dentes).
  • Esse quadro pode levar à hipertensão arterial, arritmia cardíaca, enfarte do miocárdio, acidente vascular encefálico e até morte súbita.
  • O tratamento dependerá da causa do problema, assim deve ser definido a partir do diagnóstico médico, com avaliação otorrinolaringológica, com o exame de polissonografia e/ou outros relacionados. São parceiros desta avaliação: o fonoaudiólogo e o odontólogo, principalmente.
  • Possibilidades de tratamento: Higiene do sono, perda de peso, CPAP, cirurgias (nasais, na orofarínge e/ou ortognática), aparelho intraoral de avanço mandibular e tratamento Fonoaudiológico Miofuncional Orofacial.
  • Higiene do Sono para dormir melhor e evitar a sonolência diurna:

– Regularize a hora de deitar e de despertar,

– Realize atividades físicas,

– Mantenha uma alimentação leve e saudável com intervalos de mínimo de 2 horas,

– Evite o uso de substâncias que contenham nicotina e cafeína por no mínimo 4 horas antes de dormir.

  • O questionário de Berlim favorece a identificação de pessoas com alto risco para SAOS (ZANCANELLO et al., 2012 apud AHNADUN, et al., 2008). Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/pdf/folder_SAOS.pdf.

Um comentário sobre “Dia Mundial da Motricidade Orofacial

  1. Rita, parabéns pela atenção à Motricidade Orofacial. A Oficina da Linguagem sempre apoiando a Fonoaudiologia!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *