Os problemas de fala

Publicado em

topo_email_mkt

Maria Rita Figueiredo Volpe (CRFa 6-0240)
Fonoaudióloga, especialista em Motricidade Orofacial, Fonoaudiologia Educacional e Fonoaudiologia Neurofuncional pelo CFFa, Aperfeiçoamento em Linguagem pelo CEFAC/SP.

Os problemas de fala caracterizam-se por qualquer alteração que dificulte a produção dos sons das palavras, chamados fonemas. Essas alterações vão desde as mais severas, como os atrasos no aparecimento da fala, até os problemas mais simples, encontrados mais frequentemente, que são as trocas, omissões ou distorções desses fonemas.

A aquisição de todos os sons da nossa língua portuguesa deverá acontecer até por volta de 5 a 6 anos. A aprendizagem dos fonemas segue um desenvolvimento progressivo, ou seja, “dos mais fáceis de serem articulados, como o fonema /p/, para os mais difíceis, como o fonema /r/, da pronúncia “arara” e o mesmo, na posição de grupo consonantal, como em “prato”, onde a criança poderá falar “aiaia, ou alala e pato”, substituindo ou omitindo esse som.

Para considerarmos essas produções como um “problema de fala”, devemos levar em conta dentre outros fatores, a idade da criança, uma vez que os fonemas são adquiridos gradativamente de acordo com a faixa etária.

Pais, pediatras e educadores, devem prestar muita atenção às respostas auditivas da criança, pois problemas auditivos, irão repercutir na aprendizagem dos sons e da fala.

Ao observarmos qualquer alteração no desenvolvimento e/ou na produção da fala da criança, um fonoaudiólogo deverá ser consultado para que faça uma avaliação específica e a intervenção quando necessária irá depender do tipo de problema apresentado, considerando-se a causa e a dificuldade.

 

Os jogos fonêmicos da Oficina da Linguagem visam apoiar o fonoaudiólogo no seu trabalho junto aos transtornos de fala. Os mesmos são organizados em conjuntos de fonemas, compostos por cartões com figuras cujo vocabulário é estrategicamente selecionado. São confeccionados com papeis resistentes ao manuseio e podem ser utilizados por adultos e crianças.

Conheça nossos produtos. Acesse: http://www.oficinadalinguagem.com/shop/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *